Você já deve ter percebido, muito provavelmente, que recentemente o Instagram adicionou ao lado das Direct Messages um ícone em formato de TV. Ao entrar nesse novo feed, chamado de IGTV, você encontra conteúdos populares e produções das pessoas e páginas que segue, todos em vídeo.
O que não dá para notar, em um primeiro momento, é que esse é um recurso externo que, na realidade, foi integrado ao aplicativo por fazer parte da marca Instagram. Em outras palavras, o IGTV tem o seu próprio app, oferecendo possibilidades extras e operando de forma independente.
De qualquer maneira, neste artigo você verá tudo o que precisa saber para entendê-lo. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Confira!
Mas então, o que é o IGTV?
De forma clara e direta, o IGTV (Instagram TV) nada mais é do que a nova plataforma de vídeos do Instagram, que foi criada para permitir conteúdos mais longos do que aqueles encontrados no feed tradicional.
Diferentemente da proposta do Stories, por exemplo, o IGTV pode conter produções de até 60 minutos. A ideia por trás de sua criação, porém, é fazer frente ao YouTube como uma rede social exclusiva para conteúdos em vídeo.
Embora existam diferenças consideráveis entre uma e outra, o objetivo é conquistar uma parte desse espaço.
Como a ferramenta funciona?
Agora que você já sabe o que é, vamos ao funcionamento do IGTV. Para quem está acostumado com o Instagram, não há segredo algum, pois a mecânica é exatamente a mesma.
Contudo, a diferença é que por ser um aplicativo à parte, é possível utilizá-lo sem ter que estar conectado ao Instagram. O app possibilita vídeos somente na vertical, de 15 segundos até uma hora de duração.
Em semelhança ao YouTube, cada perfil tem um canal. Para começar a usá-lo, basta:
- acessar o IGTV;
- selecionar o ícone de engrenagem;
- clicar em “Criar Canal” e seguir as instruções.
Quais são as vantagens de utilizá-lo como parte da sua estratégia de marketing digital?
Os benefícios de utilizar o IGTV consistem na imensa popularidade do Instagram. Entenda que, ao criar uma conta, todos os seguidores do perfil de seu negócio serão automaticamente direcionados para ela.
Isso significa que não será preciso estabelecer um plano de divulgação do zero, pois você poderá aproveitar 100% da sua audiência já conquistada. No entanto, sob uma visão geral, são 4 as vantagens principais:
- adoção rápida do público;
- simplicidade de uso;
- maior engajamento;
- ampliação do alcance.
Quais são as melhores práticas para esse canal?
As melhores práticas para o IGTV vão depender das características da sua marca, produtos e/ou serviço. Porém, por permitir vídeos mais longos, o aplicativo é uma ótima ferramenta para oferecer explicações detalhadas e conteúdos mais informativos.
Nesse sentido, tutoriais, entrevistas e processos de fabricação servem como exemplos. O IGTV também é excelente para o trabalho com os influenciadores digitais. Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Para concluir, se quiser aprender mais e ter ideias de como utilizá-lo, vai a dica: pesquise pelas grandes marcas do mercado como um todo e veja o que elas estão fazendo nesse canal.
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