Entenda como funciona o design para conversão

Entenda como funciona o design para conversão

Aumentar o tráfego e, consequentemente, a conversão é a tarefa mais ambicionada pelos empresários. No entanto, vários fatores influenciam na conquista de novos clientes e o design para conversão é de grande valia para que este resultado se torne bem-sucedido.

Contudo, mais do que cores e layout, o design deve representar um conjunto de elementos exclusivo e único que favoreçam a apresentação da sua marca junto ao público. Assim, ele se torna um forte componente de impacto no que diz respeito a aumentar a conversão do seu site.

Neste artigo mostraremos o que é esse tipo de design, como ele funciona e de que forma o impacto que ele causa pode aumentar a conversão da sua página. Confira!

O que é e como funciona o design para conversão?

Pode-se dizer que ele é aquele design focado em resultados, ou seja, todo o layout criado tem como principal objetivo potencializar o poder de decisão do usuário da plataforma por meio de direcionamento de ações.

Entenda que um design intuitivo e atrativo faz com o usuário não prolongue a sua decisão a ponto de deixar espontaneamente o seu site — ou pior, que passe a realizar ações em sites concorrentes.

Afinal, todo usuário tem uma intenção, mesmo que inconsciente, assim como todo site tem um objetivo — seja de captura de e-mails, produção e divulgação de conteúdo, venda de produtos e/ou serviços etc.

Contudo, é possível dizer que o design voltado para a conversão une propriamente o design em si e a psicologia a fim de motivar o comportamento do visitante. Assim, um design responsivo e que incentiva e direciona o usuário da plataforma a uma tomada de ação planejada é criado para diminuir possíveis dispersões do público.

Qual a importância desse tipo específico de design?

Atualmente, com o crescimento do marketing digital, das vendas pela internet e variedade de infoprodutos disponibilizados, desenvolver um design direcionado para conversão dos seus usuários se tornou algo extremamente importante para as empresas.

Por isso, o seu objetivo não pode ser o de criar um site meramente bonito, deixá-lo no ar e simplesmente torcer para que os usuários realizem as ações pretendidas em sua página. Afinal, a cada dia que passa se torna mais caro e concorrido conseguir tráfego constante para o site, blog e/ou loja virtual.

Como é possível aumentar a taxa de conversão em um site?

Segmente o público

A função essencial do design é executar um trabalho focado na experiência do usuário, por isso procure segmentar o seu público. Além disso, sempre se coloque no lugar dele para entender o que deve ser aprimorado e quais problemas devem ser resolvidos.

Utilize gatilhos mentais

Compreenda que, ao longo do desenvolvimento de um site — seja qual for o seu objetivo —, você deve pensar nas questões de experiência do usuário e, para isso, pode utilizar uma estratégia bastante comum no marketing digital, os chamados gatilhos mentais.

Eles são os atalhos usados pelo próprio cérebro humano para tomar ações instintivamente. Logo, é possível utilizá-los como uma das técnicas para maximizar o poder de decisão dos usuários na sua plataforma.

Use botões de Call to Action

Em uma tradução livre,“Call to Action” significa “chamar para ação”, ou seja, direcionar o usuário da plataforma para uma tomada de ação — seja cadastrar um email para contato, preencher um formulário, baixar um e-book, entre outros.

Por isso, um “Call to Action” atraente e que se destaque no layout tem poder de gerar ainda mais conversões em seu site.

Aumente leads com o uso do Google Adwords

Se você deseja expandir a geração de leads na sua empresa, não deixe de criar um design que favoreça anunciar seu serviço e/ou produto na internet. Para isso, utilize as ferramentas do Google Adwords, pois ele é acessível a qualquer anunciante e você precisa somente se cadastrar e publicar uma campanha.

Por fim, é preciso que você entenda que, mais do simplesmente utilizar o design para conversão, transformar os anúncios pagos em uma fonte constante de geração de leads exige planejamento e acompanhamento constante.

E aí, gostou do conteúdo desse post? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então descubra agora mesmo se você realmente sabe o que é Google Adwords e como ele funciona!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *