Entender como o seu cliente se comporta, desde o primeiro contato com a sua marca até o momento de fechar a venda, é um diferencial que melhora os resultados da sua empresa. Uma ferramenta para acompanhar a jornada do cliente, otimizando o relacionamento com os prospects, é fundamental, então, use o funil de vendas e alcance o potencial da sua marca.
Com a presença digital, a comunicação corporativa deixou de ser unidirecional, possibilitando interações e diálogos. O consumidor, por sua vez, passou a ser mais antenado e exigente. Descubra, neste artigo, o que é o funil de vendas e de que forma você conquistará uma alta performance para o seu negócio usando-o! Boa leitura!
Afinal, o que é o funil de vendas?
Ele é um caminho que a empresa cria para facilitar a experiência do cliente. Essa jornada é dividida em diversas etapas. Em um primeiro momento, o prospect ainda não sabe que tem um problema. Ao entrar para o funil, passa pela etapa da descoberta. Logo após, o lead entende que está em busca de uma solução e começa a considerar uma aquisição. Por último, ele avalia qual a melhor solução para a sua situação, concluindo a compra.
O funil é dividido em 3 estágios: topo, meio e fundo de funil. Esse nome para a estratégia surgiu em razão de o processo se assemelhar ao objeto. Enquanto muitas pessoas encontram a empresa, poucas entrarão em contato para mais informações e, dessas, apenas uma fração chegará a ter intenção de compra, para, então, uma porcentagem desses leads se converter em clientes.
Quais os benefícios de usar essa técnica?
Como você já deve ter percebido, as vantagens de adotar o funil vão além do aumento das transações. Essa ferramenta está diretamente ligada ao marketing e à forma de abordar o público-alvo. Confira abaixo outros ganhos:
Atrai clientes potenciais
Se você entende qual o comportamento dos leads que se transformam em clientes, saberá quais estratégias convertem mais.
Entrega a informação certa para cada estágio
apresentar sua solução para alguém que ainda não sabe que tem algum problema pode ser agressivo e assustar o target. Com o uso do funil, você ajusta o timing certo e mantém o conteúdo adequado.
Guia os prospects para as vendas
Com um passo a passo, entendendo como trabalhar o relacionamento com a sua persona, é possível escalar técnicas que estão funcionando melhor e compartilhar, entre a equipe, atitudes de sucesso dos vendedores campeões.
Otimiza a integração entre o marketing e as vendas
O smarketing, nome que se dá para o trabalho colaborativo entre esses dois setores da sua empresa, melhora o relacionamento e a fidelização do cliente, além dos lucros da sua organização, claro.
Como aplicar o funil de vendas para otimizar estratégias?
Para ter um funil rodando na sua empresa, é preciso entender alguns conceitos básicos:
- descubra quem é a sua persona: normalmente seus públicos-alvo ainda não têm consciência do problema. Saiba quem são eles e onde estão;
- crie estratégias: para atrair ao máximo o seu target para o topo do seu funil, use técnicas, como o marketing de conteúdo, coletando dados para contato e também para entender melhor o perfil em que o lead se enquadra;
- eduque seu público: conscientizando-o de que existe um problema (ou oportunidade de negócio) que a sua empresa pode resolver;
- posicione sua marca: mostrando que seu mix de produtos ou serviços é o ideal para o seu prospect. Nesse momento, ofereça uma consultoria da empresa para entender as objeções e gerar aproximação;
- converta seus leads qualificados: use técnicas de vendas, como gatilhos mentais, e um atendimento de excelência e tenha uma oferta irresistível;
- encante os clientes: assim, você não só consegue promotores para a sua marca, como aumenta o ticket médio com novas compras e entende melhor quais são as principais objeções.
Viu como o funil de vendas é a ferramenta ideal para a sua empresa, deixando as ações mais claras e escaláveis? Esperamos que, após ler este artigo, você possa adotar essa estratégia de sucesso. Aproveite e confira as vantagens de contratar uma agência de conteúdo e eleve seu negócio para um próximo nível.