Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de comércio eletrônico que deseja atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas, assim é o marketing para lojas virtuais, que quando realizado de forma correta e consistente certamente contribuirá para o sucesso da empresa.
Inúmeras são as estratégias que podem ser utilizadas para trazer os consumidores e mantê-los no negócio. As possibilidades de promovê-lo nas lojas virtuais de fato são muitas, porém, nem todas elas serão adequadas ao seu e-commerce.
No entanto, independentemente de suas características, setor e público-alvo, algumas estratégias não podem faltar. E foi pensando exatamente nisso que preparamos este artigo, para apresentar 4 dicas essenciais no que se refere ao marketing para lojas virtuais. Aproveite!
1. Investir em ações nas redes sociais
A primeira dica é investir em ações nas redes sociais. Diante da imensa audiência desses canais, deixá-los de fora das suas estratégias de marketing seria um grande erro. Para muitos, são neles em que se encontrarão as melhores oportunidades para atrair, conquistar e criar um bom relacionamento com os clientes.
Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são as principais. Pinterest também é muito interessante, assim como o LinkedIn, que pode ser excelente para as vendas B2B. Além de serem um importante meio de comunicação com os seguidores da sua marca, elas permitem alcançar milhares de novas pessoas todos os dias.
Para isso, é preciso envolver os anúncios pagos. Felizmente, com baixos investimentos já é possível dar uma considerável visibilidade ao seu e-commerce.
2. Criar campanhas de links patrocinados no Google
Não menos relevante estão as campanhas de links patrocinados no Google. Como você sabe, esse é mecanismo de busca online mais utilizado do mundo, sendo a página inicial de boa parte dos internautas.
Os links patrocinados nada mais são que anúncios em forma de textos, que aparecem no topo dos resultados de uma determinada pesquisa. Esta, por sua vez, é identificada pela palavra-chave do anunciante.
Você pode criar quantas quiser. Por meio do Google Analytics, verá o volume de tráfego gerado, o custo por visitante e eficiência geral de cada um dos anúncios. Enfim, essa estratégia é indispensável em relação ao marketing para lojas virtuais.
3. Apostar no e-mail marketing
Sem a menor sombra de dúvidas, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para as ações de divulgação e relacionamento com os clientes em lojas virtuais. Nesse caso, é necessário ter dois cuidados principais:
- ter um bom planejamento de conteúdo;
- estabelecer um cronograma adequado para os disparos;
- e investir em uma boa plataforma de e-mail marketing.
Para ajudar, procure por uma agência especializada em marketing digital, pois é certo de que ao ter profissionais capacitados ao seu lado, melhores resultados virão.
4. Otimizar o site para os mecanismos de busca
Por último, otimize o site para os mecanismo de busca. Esse trabalho é chamado de SEO, resumindo-se à adoção de práticas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de suas lojas virtuais em buscadores como Google, Bing e Yahoo!.
Do mesmo modo, peça o auxílio de quem realmente entende do assunto. Aqui, é necessário ter um pouco de paciência, já que os resultados serão percebidos em médio e longo prazo.
Para concluir, não se esqueça de que nada adianta ter bons produtos e preços competitivos se você não torná-los visíveis para o público. É por essa razão que o marketing para lojas virtuais é tão importante.
E então, gostou de nossas dicas de marketing para lojas virtuais? Aproveite também para ler o nosso post sobre mobile marketing e fique por dentro das tendências para atingir um público mais jovem por meio desta estratégia.