Você sabe o que é mobile commerce e por que a sua aplicação será cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa na internet? Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso.
O que você já deve ter percebido, muito provavelmente, é que boa parte das pessoas prefere fazer as suas compras por meio das lojas virtuais, no conforto de suas próprias casas.
A comodidade oferecida pelo comércio eletrônico é incomparável, sendo esse um dos principais fatores pelo seu constante crescimento. O mobile commerce, por sua vez, veio para trazer uma conveniência ainda maior.
Neste artigo, apresentaremos os pontos mais relevantes e que você precisa saber em relação ao assunto. Não perca a leitura. Aproveite!
Mas e então, o que é o mobile commerce?
Também conhecido como “m-commerce”, o termo mobile commerce pode ser descrito como o ato de comprar ou vender mercadorias através de dispositivos móveis que operam em tecnologias de rede sem fio.
Em palavras simples, nada melhor do que a sua tradução literal, que em português significa “comércio móvel”. Nesse cenário, os grandes responsáveis pela sua popularidade são os tablets e, principalmente, os smartphones.
Enquanto o e-commerce tradicional trouxe a liberdade de adquirir produtos por meio da internet e sem ter que sair de casa, o mobile commerce ampliou essa comodidade para todos os lugares: no carro, no ônibus, no avião ou em qualquer outro espaço e situação em que os consumidores estiverem com os seus celulares, desde que conectados à internet.
Como aumentar as vendas com o mobile commerce?
Para dar sequência, mostraremos como potencializar as vendas online com o mobile commerce. A primeira observação é que a sua loja virtual deve ser 100% responsiva: a responsividade do site corresponde à sua adaptabilidade aos dispositivos móveis.
A segunda está na disponibilização de um aplicativo próprio, o que logo deixará de ser uma tendência para se tornar quase que uma obrigação. O interessante dos apps empresariais é que, ao baixá-los, o cliente terá o logo (ícone do app) instalado nos seus smartphones, contribuindo, assim, para a exposição da sua marca.
O ponto a destacar, nesse caso, é que os aplicativos corporativos podem ser desenvolvidos com a funcionalidade da navegação off-line. Se o cliente estiver fora da rede, ele poderá escolher os seus produtos e realizar a compra: o pedido será enviado automaticamente quando o aparelho se conectar à internet.
E a terceira, e talvez a mais importante, são os negócios gerados nas redes sociais. Como exemplo, citamos o caso do Instagram, que recentemente liberou um recurso de vendas que permite aos usuários conferir os preços dos produtos apresentados nas publicações.
Ao clicar sobre eles, a aplicação informará os passos para a compra. De acordo com a própria companhia, cerca de 80% dos perfis pessoais visitam contas comerciais diariamente.
Por fim, cabe ressaltar, ainda, que no ano passado (2017) o volume de pedidos via mobile cresceu 35% em relação ao período anterior (2016). A expectativa para os próximos anos é a mesma: crescimento.
Em vista disso, nada mais justo do que preparar a sua empresa para atender os consumidores nesse ambiente. Entenda que o universo do comércio eletrônico será dominado pelo mobile commerce antes do que se imagina.!
O que achou deste artigo? Gostou? Então veja como aproveitar oportunidades entre os jovens com o mobile marketing!