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Ao vivo: Como plataformas estão reinventando o recurso

Nova Singular por Nova Singular
6 de maio de 2020
em Redes Sociais
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Ao vivo: Como plataformas estão reinventando o recurso
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Desde que a quarentena começou, nós dissemos em nossas redes sociais que o distanciamento social revolucionaria a forma como nos comunicamos. E estávamos certos. A comunicação interpessoal mudou e passamos a usar de forma sistemática diferentes ferramentas e recursos para trabalhar remotamente, conversar à distância, comprar e vender online, e até abraçar virtualmente.

Nos últimos dois meses, Instagram, Facebook, Youtube e até o novato Tiktok viraram palco para eventos dos mais variados segmentos, com diferentes públicos, alcances e objetivos. Mas todos com um coisa em comum: a transmissão em tempo real. Shows, palestras, bate-papos, entrevistas, missas, cultos, programas de exercícios. As lives definitivamente nunca mais serão as mesmas.

Hoje viemos te mostrar como as principais redes sociais precisaram se adaptar, rapidamente,  para atender à imensa demanda de vídeos ao vivo surgida com a quarentena e atrair usuários com novidades e melhorias. Segue o fio.

Muita gente ao vivo no Instagram

Desde o 1º dia de quarentena, o Instagram tem sido palco de muitas – muitas mesmo – lives. E são sobre os mais variados assuntos: entretenimento, saúde, ciência, beleza, educação, religião, conhecimentos em geral. Não há limite para o que possa ser feito por transmissão ao vivo, cada um de sua casa.

Paradoxalmente, a necessidade do distanciamento social aumentou o acesso ao Instagram e tornou os seguidores “mais próximos” das personalidades que acompanham. Os quais passaram a produzir conteúdos com grande engajamento e o principal: muita pessoalidade.

Para facilitar, o Instagram passou a permitir que as lives sejam assistidas pelo desktop com a possibilidade de comentários. E para quem produz o vídeo ao vivo, as opções de salvar o vídeo ou publicar no IGTV aparecem logo que a transmissão é encerrada.

Facebook e as lives pagas

Com o aumento da demanda de transmissões ao vivo, o Facebook decidiu que começará a optar pela cobrança de live. Mas, como assim? Se você produz um conteúdo e deseja compartilhar com outras pessoas, poderá optar em cobrar o acesso de seus seguidores.

Para aqueles que optarem pela transmissão gratuita, poderá acionar o botão de doações e escolher uma causa. Além disso, a opção “Ao vivo com” está de volta, ou seja, agora é possível realizar streaming com um amigo no Facebook.

Tiktok tem live?

A febre da quarentena também aderiu às lives. Contudo, não é qualquer usuário que pode fazer um streaming a qualquer momento. No Tiktok, as lives são como eventos e possuem convidados escolhidos pela própria plataforma.

A agenda de lives do Youtube

Quem não assistiu a nenhuma live pelo Youtube nesta quarentena que atire a primeira pedra. A maior plataforma de vídeos do mundo tem feito jus a este título. No Brasil, músicos e bandas começaram uma série de lives diárias em seus canais no YouTube e logo a agenda de apresentações se tornou a mais aguardada da semana.

A possibilidade de assistir na TV é um dos grandes atrativos, especialmente por se tornar um programa que dá pra aproveitar em família ou grupo que esteja passando junto a quarentena.

A plataforma ainda criou a aba “Fique em Casa e Canta #Comigo”, que reúne as lives musicais. Além dos shows, eventos religiosos, educacionais e conferências têm sido ministrados pelo app.

E aí, qual a próxima live está na sua agenda? Você já produziu alguma? Conta pra gente. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos.

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