Desenvolver inbound marketing (estratégia para atrair clientes voluntariamente), implementar técnicas de SEO e realizar anúncios pagos para garantir um ótimo tráfego. Independentemente da estratégia digital, o site da sua empresa é fundamental para atrair leads qualificados e aumentar as vendas. Por isso, é importante que o desenvolvimento das suas páginas seja feito com profissionalismo e eficiência, o que nem sempre acontece em um site gratuito.
Você otimiza o engajamento da audiência nas mídias sociais e produz conteúdo relevante, só falta um destino para ser apontado. O que pode parecer um bom custo-benefício, como desenvolver um site grátis, tende a criar mais demandas e comprometer os resultados. Veja neste texto 4 fortes motivos para que a sua empresa não escolha a criação de um site gratuito.
1. Perder rankeamento por não ser responsivo
Com o crescimento de acessos à internet por smartphones e outras telas, ter um site que se desconfigura quando não está no desktop é perder audiência. Não só pelo fato de ser um fator para conquistar as primeiras posições dos buscadores, como também porque os usuários estão mais exigentes e não têm paciência para rolar a barra desnecessariamente.
As plataformas que oferecem a criação de um site grátis tendem a não garantir a responsividade das suas páginas. Desenvolver um layout responsivo para o seu site é garantir que o seu público tenha uma excelente experiência após encontrar a sua empresa na internet.
2. Desagregar valor sem o suporte adequado
Você planeja as suas campanhas e entra na fase da execução. Nesse momento algumas pessoas contatam você, pois não conseguem se cadastrar na sua landing page, ou página de captura. Ao constatar que tudo foi desenvolvido corretamente, sem entender de onde vem o erro, você não recebe o atendimento apropriado. A consequência, nesse caso, seria perder potenciais clientes.
3. Deixar oportunidades sem monitoramento
Estratégias digitais contam com a vantagem de serem mensuradas, nesse contexto as métricas devem ser relevantes ao objetivo. Também conhecidos como KPIs (sigla que em português significa “indicadores-chave de performance”), para cada meta, existe um conjunto de informações ideais de serem analisadas. Um site gratuito geralmente não conta com indicadores para monitoramento, ou quando possuem são incompletos e irrelevantes.
4. Comprometer a imagem da sua empresa
Para se destacar, uma marca trabalha com diversas estratégias, como o branding, que cuida do gerenciamento da marca. Esse posicionamento que colabora para uma boa experiência e credibilidade pode ser comprometido. Sites grátis transmitem uma falta de profissionalismo. Mesmo que algumas áreas sejam mais prejudicadas que outras, como o segmento jurídico, contábil e da saúde, nenhuma empresa pretende colocar em risco a própria imagem.
Como você conferiu neste artigo, o desenvolvimento de um site gratuito compromete toda a sua performance de marketing digital. Apesar de parecer um bom negócio, esse recurso impede que você identifique e aproveite oportunidades. Você ainda tem limitações no layout e, principalmente, se surgir alguma situação-problema, você passará por ela só, sem o suporte necessário.
Depois de conferir que a criação de um site gratuito pode prejudicar sua presença digital, você deve estar se perguntando como desenvolver páginas de alta conversão. Confira o passo a passo para fazer um site de sucesso para a sua empresa e garanta o melhor ambiente virtual para a sua audiência!