Quantas vantagens as empresas conquistaram com o marketing digital, não é mesmo? Gerar visibilidade, atingir um público específico e escalar o atendimento com excelente custo-benefício. Entretanto, a concorrência online também é mais diversificada. Afinal, hoje uma empresa de outro nicho de mercado pode competir com sua marca de outras maneiras, como no ranqueamento de palavras-chave.
Por isso, é importante fortalecer o seu negócio e criar estratégias para não perder seus clientes. A seguir, apresentamos alguns segredos para vencer a concorrência online. Você pode usá-los para fortalecer sua presença, melhorar a imagem da marca e potencializar as vendas. Boa leitura!
Comece com pesquisas sobre a concorrência online
Além da infinidade de informações sobre a sua persona, com o marketing digital também ficou mais fácil entender o mercado e as estratégias da concorrência. Tanto que surgiu o termo benchmarking: um conjunto de estratégias de análise de mercado e pesquisa das técnicas vencedoras da concorrência online para se inspirar e desenvolver campanhas melhores.
Uma ação simples que você pode fazer, é pesquisar nos mecanismos de buscas como o Google para descobrir outras empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que a sua empresa. Assim, você encontrará seus principais concorrentes; porque se eles aparecem nos primeiros resultados, são justamente aqueles que mais se destacam para os seus prospects e clientes.
Agregue valor ao seu mix de produtos ou serviços
Sabe qual é um dos principais motivos que leva um consumidor a realizar uma compra? Existem diversos fatores como preço, disponibilidade e tempo de entrega. Entretanto, nunca foi tão importante o valor da sua empresa.
Para conseguir bons resultados com a sua audiência é importante fazer uma gestão da marca, ou branding. Apresente os diferenciais importantes para o seu público e crie um relacionamento verdadeiro com ele. Com essa estratégia, certamente os seus produtos serão lembrados no momento da decisão e o cliente potencial estará mais propenso de escolhê-los perante a concorrência online.
Desenvolva uma análise SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta de marketing. Esse nome é, na verdade, uma sigla para:
- Strengths = Forças;
- Weaknesses = Fraquezas;
- Opportunities = Oportunidades;
- Threats = Ameaças.
Com os resultados dessa análise você terá em mãos não só um mapa sobre o seu mercado e insights sobre tendências. Uma grande vantagem é fazer o exercício de vencer as fraquezas e ameaças, transformando-as em forças e oportunidades. Por exemplo, um nicho muito competitivo pode investir na segmentação, aproveitando a estratégia do oceano azul.
Mantenha um espírito inovador
Tudo bem, apresentar inovações pode ser até difícil num mercado que vive em constantes mudanças. Porém, se você seguir as dicas anteriores já terá inspiração e uma vantagem no caminho de oferecer algo único para a audiência. Aproveite a energia dos seus colaboradores e pergunte-os como eles veem o que vocês podem trazer de novidades e impactar o usuário positivamente.
Como você tem várias equipes sempre em contato com o seu público — por exemplo: a de marketing, atendimento e vendas — elas terão apontamentos valiosos. Aproveite para exercitar a competência criativa e proponha que eles apresentem soluções com orçamentos limitados.
Se você seguir esses passos, certamente a concorrência online deixará de ser uma ameaça para se tornar um incentivo para promover melhorias e o crescimento contínuo do seu negócio. Associando essa estratégia com métricas relevantes, você conhecerá quais as melhores oportunidades para aproveitar e quando as suas técnicas não estão funcionando.
Para criar campanhas cada vez mais certeiras, indicamos a leitura do nosso artigo Como planejar as ações de marketing digital da sua empresa? Assim você confere os passos mais importantes para alcançar suas metas de marketing!