Você sabe quais são os erros a evitar em relação ao conteúdo para blog? Tem ideia das consequências que eles podem trazer? Não? Então este artigo é perfeito para você, pois falaremos exatamente sobre esse tema.
A primeira observação aqui é que por melhor que sejam em termos informativos, determinados aspectos podem manchar a sua imagem e derrubar a sua credibilidade na internet.
A segunda é que, dependendo do caso, não contribuirão em nada para o ganho de visibilidade da marca e, consequentemente, o aumento das vendas — considerando que esse é o propósito da maioria das empresas.
Assim sendo, a seguir, mostraremos o que evitar no que diz respeito à sua estratégia de produção de conteúdo para blog. Acompanhe!
Copiar conteúdos
Não copie conteúdos em hipótese alguma! Isso não significa que não se pode tirar como referência informações de outros blogs. Pelo contrário, essa prática é normal e amplamente recomendada.
Porém, evite o famoso “Ctrl+C/Ctrl+V” de todas as formas. Ao escrever um determinado conteúdo, use as suas próprias palavras, fazendo uso de sinônimos de modo a deixá-lo o mais original possível.
Além de não passar uma boa imagem e naturalmente desagradar ao “copiado”, há um outro motivo muito importante para evitar as cópias: esse tipo de prática não é vista com bons olhos pelo Google: blogs com conteúdos plagiados não conseguem boas classificações nos resultados de pesquisa.
Erros de português
Tenha cuidado com os erros de português. Engana-se quem pensa que por serem naturalmente mais informais, os artigos de blog podem ser escritos de qualquer maneira.
É preciso ter atenção, pois, dependendo do erro, a imagem que ficará é de total desleixo, minando a credibilidade do site e, portanto, também da sua marca. Torná-la uma autoridade não será nada fácil se você não cuidar desse aspecto.
Palavras-chave erradas
Para aumentar as suas chances de ser encontrado no Google, a utilização de boas palavras-chave é essencial. Nesse sentido, o erro não se remete à gramática em si, mas sim à relevância das palavras e expressões em termos de objetividade e especificidade.
Nesse caso, a dica é simples: procure a ajuda de uma agência especializada em marketing digital e SEO para auxiliá-lo na escolha das palavras-chave.
Conteúdos irrelevantes
Se for para produzir conteúdos irrelevantes, nem produza! Sim, é isso mesmo. Entenda que os internautas estão à procura de informações que realmente possam ajudá-los, seja para tirar alguma dúvida ou resolver algum problema.
É por meio dessa relevância que um blog se tornará uma autoridade no seu campo ou não. Por essa razão, dê a devida importância à qualidade das informações, procurando baseá-las em fontes confiáveis e não deixando espaço para o desinteresse do leitor.
Não pensar no público-alvo
Não pensar no público-alvo é uma grande “bola fora” no que se refere ao conteúdo para blog. Aliás, esse erro levará à irrelevância das informações que acabamos de citar. Por quê? Porque se você não define bem seus potenciais clientes e não sabe ao certo quais assuntos eles buscariam com mais frequência, a chance de produzir conteúdos pouco relevantes ou mesmo desinteressante é muito grande.
Para concluir, vale repetir: contrate uma agência especializada em marketing digital para ajudá-lo na sua estratégia de produção de conteúdo para blog. Qualidade é tudo, por isso, nada mais justo do que ter ao seu lado profissionais com expertise no assunto.
Se gostou do que viu, aproveite para conferir as 8 tendências de marketing digital para 2019. Boa leitura!