Alcance da marca, credibilidade, engajamento e conversões — o tempo que o visitante fica no seu site influencia, e muito, as estratégias de marketing digital. Além disso, o tempo de permanência na página também é um dos principais fatores para um bom ranqueamento em mecanismos de busca como o Google.
Imagine que você visita uma loja e, desde a vitrine, nada interessa, talvez você entre e ainda tente encontrar o que procura, mas o tempo em uma loja atrativa e organizada certamente será maior, concorda? Assim também acontece nos sites. Por isso, é importante entender quem é o seu cliente e entregar o que ele precisa.
Veja algumas dicas para preparar páginas irresistíveis e melhore o seu SEO!
Entenda a importância do tempo de permanência na página
Na introdução apresentamos alguns benefícios de ter seus usuários mais tempo no site. Com o design do site, por exemplo, você melhora a experiência e aumenta a retenção, mas para que isso serve?
Otimizar o ranqueamento
Quem não deseja aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do negócio? Essa é uma forma importante para gerar tráfego orgânico. Existem várias regras para definir quem terá qual colocação de cada página. O tempo do usuário é uma delas, pois aponta se o visitante encontrou o que procurava.
Melhorar a interação com o conteúdo
Também importante para o SEO, as estratégias de conteúdo geram bons resultados para a sua empresa. Para que isso aconteça, é preciso que o lead permaneça mais tempo com os materiais oferecidos. Dessa forma, ele provavelmente pesquisará por mais informações dentro do seu site, interagindo com diversos conteúdos.
Aumentar as conversões
Se o prospect vê benefício em empregar tempo e atenção no seu site, provavelmente desenvolverá valores pela marca, como autoridade, confiança e qualidade. Quer melhores atributos para uma conversão? Seja de visitante em lead ou mesmo o fechamento de uma venda, a retenção contribui para o avanço no funil de vendas.
Implemente estratégias para melhorar a experiência do usuário
Se você percebeu a importância do tempo de permanência do público certo na sua página, provavelmente está se perguntando o que fazer para otimizar esse fator. As dicas a seguir servem para potencializar o desempenho do seu site.
Tempo de carregamento
Esse é um fator tão importante que o próprio Google oferece ferramentas para análise da velocidade de carregamento do site e ainda faz um estudo estatístico sobre o tempo médio que um usuário espera para visualizar uma página. Otimize suas páginas e não deixe seu cliente esperando.
Responsividade
O universo mobile já provou ser uma nova realidade entre os usuários, e o acesso à internet por meio de diversas telas acontece para as mais variadas finalidades. Por isso, adaptar seu site com um layout responsivo melhora a leitura e também a experiência do usuário em outros aspectos, como a navegação.
Interação com vídeos
Segundo uma pesquisa da Cisco, em 2019, 80% do tráfego da internet será para o consumo de vídeos. Além disso, mostrar uma preferência de consumir conteúdo pelos usuários aponta um meio acertado de fazer com que seus visitantes encontrem o que querem, no melhor formato.
Estratégias de palavras-chave
Você consegue ser encontrado pelos motores de busca, e agora? É fundamental que você entregue exatamente aquilo que prometeu, não só em frases, como nas palavras-chave. Monte estratégias com termos específicos e sempre apresente conteúdos referentes ao assunto.
Conteúdos mais ricos
Uma estratégia de inbound marketing é importante não só para atrair a audiência como também para desenvolver materiais com informações relevantes em uma linguagem atrativa para a sua persona ou público-alvo.
Linkagem interna
Outra forma fluida de reter seu visitante é com a linkagem interna, oferecendo outros conteúdos relevantes e dentro do assunto. Assim, além de educar e informar seu prospect, você mantém ele navegando nas suas páginas.
Viu como o tempo de permanência na página é fundamental na otimização do seu site para SEO? Ofereça a melhor experiência do usuário e inclua estratégias de conteúdo, vídeo e linkagem. Lembre-se de usar um design responsivo, apresentando suas páginas com legibilidade em qualquer formato de tela.
Se você gostou deste texto, leia nosso artigo sobre as técnicas de SEO e descubra como aplicá-las no seu negócio!